Educação e empreendedorismo: um casamento perfeito

Neste material, o especialista Erik Penna fala sobre a importância da educação e do empreendedorismo andarem juntos para o sucesso do negócio.

Erik Penna (Crédito: Davi Rodrigues)

12/09/2017 –

*Por Erik Penna

“Empreendedor não é uma função ou cargo, é um estado de espírito de alguém que deseja mudar o futuro.” (Guy Kawasaki)

Você sabia que um dos maiores sonhos do brasileiro é ter o próprio negócio? Sim, segundo pesquisa da GEM Brasil, 44% dos brasileiros desejam abrir sua empresa. E, segundo dados do Sebrae:

– 99% do total de empresas no país são micro e pequenas empresas;
– mais da metade dos empregos formais são criados pelos pequenos empreendedores;
– 40% da massa salarial no Brasil advém dos micro e pequenos negócios;
– 27% do PIB (Produto Interno Bruto) é gerado pelas MPEs;
– 45% não se sentem preparados para o desafio de empreender.

Números com tamanha relevância nos faz pensar por que nos debruçamos durantes anos em tantas disciplinas, estudamos horas e horas assuntos que não são tão substanciais para a vida e, na grande maioria das escolas do Brasil, nenhuma aula é ministrada sobre empreendedorismo. Quase nada se aprende no ensino fundamental e ensino médio sobre como montar e gerir um negócio.

E sabe o que é mais triste? O sonho de muita gente tem virado pesadelo. É isso mesmo pois, segundo o IBGE, seis em cada dez negócios abertos no Brasil fecham antes de completar cinco anos.

Essa estatística triste pode ser amenizada à medida que houver uma abordagem empreendedora no ambiente escolar. Muitos educadores já compreendem a importância dessa nova missão de vida, até porque descobrem em vários casos onde o negócio fecha as portas. Por consequência, alguns lares também são destruídos, afinal, onde falta pão, ninguém tem razão.

Já parou para pensar como seria sensacional ver crianças e adolescentes poderem estimular a criatividade, a cultura da inovação, descobrir sua aptidão profissional, estudar casos práticos de negócios, aprender com o erro e acertos de outros empreendedores, ser incentivado a pensar fora da caixa e a identificar oportunidades? E, a partir daí, quantos equívocos fatais poderiam ser evitados?

Outro dia, um comerciante me relatou que passou anos comprando um produto por R$ 20,00 e vendendo por R$ 40,00 e que, até fazer uma qualificação no Sebrae e aprender a fazer o cálculo de custo, achava erroneamente que o lucro nessa operação era de 100%. Outro caso semelhante ocorreu com um amigo dentista. Ele reconheceu enfrentar sérias dificuldades na gestão do seu consultório, afinal, estudou muito anos sobre a dentição humana, mas quase nada sobre gestão, finanças e pessoas.

Aliás, estudos apontam que é bem maior a taxa de mortalidade do empreendedor que abre um negócio por necessidade, quase que obrigado, para poder gerar alguma renda para garantir sua subsistência. Já aquele que empreende após ter identificado uma oportunidade, planeja e pesquisa tem chances bem maiores na longevidade da sua empresa.

E mesmo aqueles que ao estudar o empreendedorismo não pegam gosto pela abertura de um negócio próprio, com certeza a capacitação dessa disciplina aguçará o intraempreendedorismo, ou seja, proporcionará profissionais mais eficientes, funcionários mais engajados, colaboradores mais comprometidos. O empreendedorismo interno nos gera uma insatisfação por estar na posição de um mero coadjuvante para ser um protagonista na vida, visionário, ou seja, um líder que inspira e transforma pessoas e resultados.

Uma frase do filósofo chinês Confúcio diz: “Encontre um trabalho que você ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida.” Evidentemente que fazer o que ama é um passo na direção certa do sucesso, mas fica claro que um professor que fala de negócios em sala de aula transforma a vida dos alunos, auxiliando na criação e manutenção da sua tão sonhada empresa e evitando um prematuro fracasso pessoal e profissional, além de contribuir para aulas mais estimulantes e interativas.

* Erik Penna é palestrante motivacional, especialista em vendas com qualificação internacional, consultor e autor dos livros “A Divertida Arte de Vender”, “Motivação Nota 10”, “21 soluções para potencializar seu negócio”, “Atendimento Mágico – Como Encantar e Surpreender Clientes” e “O Dom de Motivar na Arte de Educar”. Saiba mais sobre motivação e vendas em: www.erikpenna.com.br

Sobre o palestrante motivacional Erik Penna

Ministra palestras de motivação e vendas, realiza consultoria, possui MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas, pós-graduação em Administração e Marketing pela Universidade Paulista e graduação em Economia pela Universidade de Taubaté.

Aborda nas palestras ensinamentos baseados nas experiências vivenciadas por ele durante a sua carreira como executivo de vendas, professor, escritor, motivador de equipes e gestor corporativo. É autor dos livros “A Divertida Arte de Vender”, “Motivação Nota 10”, “21 soluções para potencializar seu negócio”, “Atendimento Mágico – Como Encantar e Surpreender Clientes”, “O Dom de Motivar na Arte de Educar” e coautor dos livros “Gigantes das Vendas” e “Gigantes da Motivação”.
Site: www.erikpenna.com.br

Atendimento à imprensa

Patrícia Arantes – RZT Comunicação
www.rztcomunicacao.com.br
patricia@rztcomunicacao.com.br
Fones: (11) 5051-8142 / 99873-6008

Website: http://www.erikpenna.com.br

Nenhum comentário

  1. Manu, muito obrigada por falar por todos nós que acreditamos que a consciência e ação ambiental tornará nossa Península um local sustentável e cuidado em todo seu potencial. Potencial este que já se encontra bem abalado…Esperamos que o Poder Público faça sua parte….Estamos atuando e esperamos realmente uma rápida atitude da parte que compete aos governantes de Maraú. Nós da comunidade queremos uma urgente resposta e ação da Prefeitura. Mais uma vez obrigada Manu por nos representar.

  2. Gente, cadé o asfalto!!!!!!!!!

  3. kkkkk vamos ver nas Urnas, o povo de Maraú é inteligente e vao reconhecer os trabalhos realizados pela atual gestao….Gracinha tamos juntos.

  4. Charlot di Chevalier

    tirar a bandeira vai ser fácil……

  5. PESSOAL QUE MORA NA REGIAO DE BARRA GRANDE, PEÇO A AJUDA PARA LOCALIZAR UM CAMINHÃO QUE ESTA AI NESSA REGIAO DESDE CEDO, E A ULTIMA VEZ QUE CONSEGUI FALAR COM O MOTORISTA ELE ESTAVA ATOLADO EM BARRA GRANDE, PEÇO AJUDA, PARA QUEM CONSEGUIR FALAR COM ESSE MOTORISTA LIGAR PARA 79 9985 1212. O caminhão placa IAC 9771 COR BRANCA BOB ESPOJA 24250. JA LIGUEI PARA DELEGACIA DE MARAU, MAIS LÁ NINGUEM ATENDE. ESTOU DESESPERADA POIS NAO SEI O QUE PODE TER ACONTECIDO. ATT EDJANE

  6. Pobre Maraú; mudam os palhaços mas o circo continua o mesmo!

  7. Eu achava que a situação iria melhorar depois do fiasco Pito. Me enganei esta gestão está igual ou pior, principalmente na área da saúde onde notamos uma péssima administração.

  8. Trabalhar com medicamento em Maraú é uma beleza!

  9. Diz o velho ditado conhecido; ” Quem tem telhado de vidro, não atira pedra no telhado do vizinho…”

  10. Munícipe e eleitor

    Já Srª prefeita? coisa vai se saber em 2017. estamos de olho em vcs vereadores…

  11. Foi noticiado na Ubaitaba FM, por Jackson Cristiano, que Claudio pediu afastamento e pretende retornar, porém o Diário Oficial do Município publicou o pedido dele de exoneração, era mais fácil pedir licença médica, mesmo por que ele que é servidor Estadual como Professor que tem previdência própria teria direito ao auxilio doença pago pelo Estado, e do outro lado por ele exercer também o cargo de confiança no Município faria jus ao auxilio doença no INSS comum, já que recolhe sobre o salário de Secretário, claro se estiver exercendo as duas atividades em paralelo, pois é permitido, havendo compatibilidade segundo a lei. Pode ter sido apenas um lapso no momento de resolver o afastamento, ou não!

  12. Luís Augusto Santos Porto

    Caro Damião! É um pouco quanto estranho o vereador ter conseguido enxergar tais
    façanhas da atual gestão depois de 2 anos e 8 meses. Sem falar que viveu esse
    tempo todo lutando e brigando de forma convicta, o que dizia que era para
    defender os interesses do povo marauense, colocando inúmeras vezes na Casa Legislativa
    (Câmara), e também nesse blog, os descasos do executivo em relação a
    administração dos recursos públicos, falando que a administração atual faltava
    com respeito e transparência. Sei que não devo julgá-lo acerca da sua decisão,
    e a prova disso é não querer saber do real motivo que levou a fazer tal escolha.
    Os seres humanos são fracos, principalmente os políticos. Sobre a sua fala posso
    provar, caso queira, que está completamente equivocado.

  13. ENGRAÇADO! O VEREADOR TEM QUE DECLARAR APOIO AO POVO E NÃO AO POLITICO!

  14. A pior escória da humanidade chama-se políticos. Mesmo o vereador alegando que seu apoio a candidata e atual prefeita é devido a promessa da mesma está trabalhando em seu povoado, acho que o caráter desse apoio está vinculado a outro motivo. Maldito dinheiro que corrompe e molda o homem. Quando em nosso município veremos políticos de verdades, indivíduos capazes de não se deixar corromper por qualquer migalhas. Que bom que eleições ocorrem de 4 em 4 anos, assim podemos desfazer erros que outrora comentemos, aos mesmos para nós eleitores esses erros podem ser corrigidos, pois é nosso o poder de poder tentar acertar e mudar nossas escolhas, mesmo que essa novas escolhas se configurem nos maiores arrependimentos.

  15. Tentativa de manipular os resultados da Eleição para Conselheiro Tutelar foi descoberto a tempo. Em vésperas do dia da eleição, os números dos candidatos foram alterados. Tudo feito por “debaixo do pano”, só os interessados tinham conhecimento da fraude. Abram o olho diante dessa súcia!!!!!!!!!!!!!

  16. O que dizer da candidata apoiada pela prefeita e todos os seus vereadores (Ana Cristina)? Com todo apoio não conseguiu se classificar. Será que a prefeita tá com essa moral toda entre os eleitores marauenses?
    Parece que não né?

  17. Laura concordo plenamente com o seu comentário!!! só gostaria de fazer uma pequena correção, não foram todos os vereadores e sim vereadores da situação. obrigada bjss!!!

  18. damião que disfarce é esse??? este é o governo que vc apoia o governo da mudança, mudou até o seu carácter, me arrependi de votar em vc , tenha certeza esse erro não cometerei mais meu nobre.

  19. Luís Augusto Santos Porto

    Isso é uma Vergonha! Os argumentos e as justificativas medíocres. Políticos que ainda falam em “representação popular”.

    • Logo você que tinha dois cargos no governo de pito em horários que não podia conciliar. Olhe para seu telhado de vidro.

      • Luis Augusto Santos Porto

        Observe os contracheques da época no RH da prefeitura e verifique os vencimentos. Fui convidado sim a trabalhar no setor de Tributos, cargo comissionado, (08:00:-14:00). Aproveite e divulgue também os vencimentos atribuído ao cargo. Já a outra função (professor efetivo) exercia também nos períodos da tarde (14:40 – 17:20) e a noite (19:00 – 22:00), basta visitar a escola Dr. Antenor Lemos e verificar os diários de Classe. Outra coisa não fique escondido (a) em nome fictício, para faltar com a verdade a meu respeito. Dei-me uma oportunidade para fazermos uma comparação justa entre nós. Vale ressaltar que não tenho rabo preso com ninguém. Caso queira se identificar estarei aqui para tratarmos do assunto. E para finalizar o Professor segundo a Constituição Federal, pode acumular cargos ou funções. Observe direito o nosso munícipio que você elencará vários professores que trabalham dessa forma

  20. Pobre vereador, perdido! Para construir, construir, construir… É preciso licitar, licitar, licitar… Os critérios utilizados em torno do parecer do TCM foram questionados para as contas de 2013. Engraçado que esses questionamentos não foram utilizados pelo vereador em relação as contas de 2011. Por sinal as multas foram menores e o Relator do TCM naquela oportunidade não foi Mário Negromonte. Passar bem.

  21. Como assim vereador? O alto índice de contratação é reflexo das “muitas obras” que a prefeita trouxe? Se com nenhuma obra concluída o índice já está em 68%, quando terminarem vão para 100% da arrecadação municipal? Que conta é essa senhor vereador?

  22. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Tinho a estrada ta ótima kkkkkkkkkkkk Pode chamar Luciano Issac e o povo do joga lama para o Trilhão joga lama né Jackson Cristiano……

    • Somos do Tocantins e estávamos de viagem marcada para barra grande, só que com essa estrada, sem condições, vamos para outro lugar.
      Anderson Dorneles.

      Resposta do site: Anderson, a estrada está melhor, pode vir sem medo.

  23. Damião, meu amigo, a Lei de Responsabilidade Fiscal é a Lei mais perfeita do Brasil.
    Se ela é desrespeitada, fica claro que o município o estado e ou a união está fazendo coisa errada.
    Gosto muito de você, mas me decepciono em ouvi você discordar da Lei.

  24. Foi enviado pra mim uma encomenda que comprei na OLX, foi enviado dia 21/10 por Sedex e até hoje não chegou, e no rastreio só conta o seguinte: AC ALTO TERESOPOLIS – Teresopolis /RJ POSTADO

  25. João de Deus Ferreira

    RIO DOCE ESTÁ
    AGONIZANTE

    O PUJANTE RIO DOCE, produtor de
    grandes riquezas que alimentou milhões de pessoas, hoje se encontra debilitado,
    por que não dizer em agonia por falta de homens que enxergasse a sua patologia.
    MAIS difícil ficou a situação do RIO DOCE, com a queda da barragem de rejeito e
    suas margens tomada por um enorme lamaçal que levou tudo que se encontrava em
    sua frente. TODA flora aquática e seus viveres ficaram sem vida no lamaçal ou
    agonizando sobre ela, pedindo socorro, milhares de exemplares agonizaram até o
    seu último resquício de vida.

    MORRERAM pela alta concentração
    de veneno, e barro contido na massa liquida água do rejeito minerado.

    O HOMEM usou e abusou das
    riquezas do solo e ficaram com vergonha de limpar as sujeiras do prato que ti
    alimentou por muitos anos.

    A HISTÓRIA DO HOMEM E AS BACIAS
    HIDROGRAFICAS, O BERÇO DO DESENVOLVIMENTO DE CADA POVO MINEIRO OU CAPIXABA TEM
    MUITO HAVER COM O RIO DOCE DE TANTAS RIQUEZAS E HISTÓRIAS.

    O RIO DOCE ainda pulsa com muita
    dificuldade, a espera de um homem que injete ações de recuperação em seu leito,
    em sua bacia hidrográfica que está degradada, em seus afluentes e igarapés,
    colocar proteínas em todo os seus leitos e margens, e assim acabando com a fome
    e a miséria que se estalou nessas regiões.

    PARA RECUPERAR O RIO DOCE é
    necessário tornar potável RIOS E IGARAOÉS PARA QUE ESSA ÁGUA lave o veneno que
    está contido na lama que se encontra no fundo do RIO DOCE, para que nasça uma
    nova flora aquática de um novo começo. BEM como acabar com as erosões,
    assoreamento, e reflorestar as suas margens e todo segmento de cada calha, e
    molhar as mudas que serão plantadas nas serras, e a água será bombeada por
    energia limpa renovável, que pode correr, voar e navegar. ESSE projeto que vai
    molhar mudas nas serras, é desconhecido das UNIVERSIDADES, e os esgotos terão
    mais de um destino e cada rio e igarapés, terão uma fábrica de micro-organismo
    para encher o saco dos prós graduados em meio ambiente de FOME DECLARADA. E
    esse mesmo projeto irá tirar o mau cheiro da BAIA DE GUANABARA, que consumiu um
    bilhão e duzentos milhões e o mau cheiro continua o mesmo.

    RESTAURAR A NATUREZA TOMADA POR
    LAMA É POSSIVEL. RIO DOCE SOFREU O MAIS ALTO RIGOR DO CLIMA E AÇÃO DO HOMEM, É
    NECESSÁRIO COM URGÊNCIA URGENTISSIMA SER REVITALIZADO OU REVIVIFICAR.

    OBSERVAÇÃO VENENOSA no ESTADO DO
    PARÁ ocorreu uma grande mortandade de peixes no RIO PARAOPEBAS e os urubus
    estavam comendo os peixes, e no desastre do RIO DOCE OS URUBUS ESTÃO FAZENDO O
    MESMO.

    SEM CITAR PRAZOS DILMA ANUNCIA
    REVITALIZAÇÃO DO RIO DOCE.

    DILMA VAI FAZER POR RIO DOCE O
    MESMO QUE ELA FEIS PELO NORDESTE.

    DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA LEGAL
    TEM A SOMA DE UM MILHÃO DE KM² DESMATADO.

    RESERVATÓRIOS NO NORDESTE CAEM A
    NIVEIS CRITICOS, E O GOVERNO FEIS O QUE?

    O PAPA DIZ QUE DEUS E JESUS ESTÁ
    CHORANDO POR GUERRA, O PAPA NÃO CONHECE DEUS OU JESUS, O SER SUPERIOR SOBRE
    TODAS AS COISAS, NÃO CHORA POR ERROS DE SEUS CRIADOS, TODOS TEM O LIVRE
    ARBITRIO.

    O PODEROSO DEUS ESTÁ REUNINDO A
    SUA IGREJA.

    JOÃO DE DEUS FERREIRA O HOMEM.

  26. MENTIRA!!!! BIÓLOGOS AFIRMAM QUE É PRATICAMENTE IMPOSSIVEL ISSO ACONTECER! SE EU FOSSE VOCÊS, APAGAVAM RÁPIDO ESSA MATERIA. O PROPRIO BLOG AGRAVO JÁ APAGOU… ISSO CONFUDE AS PESSOAS. AS PESSOAS PENSAM QUE AINDA É VERDADE.

  27. Esta denuncia deve ser encaminhada ao Ministério Público.

  28. Desde de já no múnicipio do tabuleiro tambem ta tendo o mesmo porblema portanto concerteza para os alunos continua estudando os alunos tenhe que te a colaboração da prefeita ou seja se ela não pode ajuda os alunos sera obrigado apaga passagem para termina o ano letivo desde já obrigado !!!

  29. Matheus Santos Lobao

    Totalmente contra, não é um valor taxado na entrada do atracadouro que vai mudar ou evitar a sujeira ambiental em Barra Grande, isso é uma questão educacional que deve começar a ser feito pelos nativos, pois recentemente estive em Barra e observei o descarte inapropriado das lojas e barracas, sem falar que já existe uma taxa cobrada nas empresas de lanchas rápidas, essa cobrança da entrada na vila, cidade ou distrito, fere um dos direitos básicos da constituição que é o direito de ir e vim, claro que não vai ser isso que vai afastar o turista do local, mas com certeza os mesmos não vão se agradar com a cobrança, pois em barra tudo já é caro e isso é mais uma forma de extorquir o visitante, já que existe preço diferenciado pra tudo entre nativo e visitante.

  30. essa trilha miserável
    filho da tua mae Wagner

  31. Maraú deve ter progresso se nao é a toa ter vereador, olha para a merda de br 030 q a gente tem

  32. tem que fazer as obras que o povo precissa . cómo o asfalto da BR 030 que é uma vergonha

  33. Tudo maravilhoso, tudo bom só faltou a minha foto com minha prefeita!!!!

  34. Lourisalva oliveira Conceiçao

    ESSE É MAIS UM QUE NÃO FEZ E NEM FAZ NADA PELA A POPULAÇÃO, O TANQUE TA LARGADO,ELE TEVE O TEMPO TODO PRA FAZER ALGO PELO O LOCAL E NADA FOI FEITO, AGORA QUE ESTAR PERTO DE ELEIÇÃO È QUE ELE VEM COM A CARA SÍNICA FALAR DO TANQUE,SERA QUE O LOCAL SÓ É VISTO NA ÉPOCA DA ELEIÇÃO OU SEJA PARA ELE IR PEDIR VOTO? MAS ELE NÃO TA ERRADO,ERRADO, MESMO TA QUEM ELEGE UM CARA DESSE QUE NADA FEZ E NADA FAZ PELO O LOCAL, ACORDA POPULAÇÃO DO TANQUE DÊ A RESPOSTA A ELE (S) NO DIA DA ELEIÇÃO

  35. que vergonha, essa península vai muito mal
    sem estrada e com lixao ao ceu aberto . cadé a APA????

  36. absurdo – gente ignorante
    depois falam de paraíso ecológico, q besteira

  37. tem que fazer essa estrada duma boa vez
    essa BR030 é uma vergonha , nao tem carro q aguente
    até entao , a península será atrassada é pobre
    tem q tomar vergonha na cara esses funcionarios acomodados!

  38. Pessoas que não estavam presentes ficam dando seus argumentos

  39. Alguém que quer justiça

    Pessoas que não estavam presentes ficam dando seus argumentos, como todo escolar é obrigatório ter a alavanca de segurança, como todos podem ver nessa imagem divulgada se observarem bem vão ver a corta amarrada na janela e mais a frente tem um arame, agora pergunto a vocês caro leitores o que eles estao fazendo ali?
    Como todo transporte tem que apresentar perfeito estado para conduzir os estudantes que colocam todos os dias suas vidas em risco nessa estrada.
    Essa lavanca de segurança nem a caixa de proteção não tinha mais por acaso será que ela já foi usada em outra ocasião? Todos criticam querem se defender mas vamos ser justos com os próximos e assumir quando estirem errados porque vocês dependem de ” qualquer coisinha” dos estudantes quando pensam nos votos deles, sou uma cara estudante que ver quando meus colegas esta errados e quando eles estão certos e por isso eu digo procurem saber a verdade da fonte e não de terceiros e boatos que não tem nem certeza do que viu ou ouviu.
    Outros casos de incidentes já aconteceram em outros escolares ano passado mesmo ouvir vários de ate mesmos ficarmos quase duas semanas sem ir pra aula por falta de transporte, onde ele estava ne? Eu sei quebrado em algum lugar e teve que outro quebrar pra poder ser concertado, ai vocês não ver e nem falam, liga pra secretária e não dão nem satisfação para os estudantes, sem contar que vários acidentes também já aconteceram e ficou por isso mesmo ai ficam tudo calados.
    Saibam que um dia o povo acorda e vão atraz dos seus direitos, esse é só o começo de muitos que v por ai.

  40. que tristeza essa península – sem estrada e agora queimada

  41. Muito bom! Crítica bem.humorada. Infelizm essa situação é apenas a ponta do iceberg.

  42. isto é uma vergonha,esse municipio é uma bosta

  43. Essa estrada tinha que ter sido feita já tem muito tempo …..Wagner prometeu ela no 2014 fdp
    o municipio é uma verdadeira vergonha. vereadores olha q a gente COBRA

  44. QUE ABSURDO …. ASFALTO JÁ!

  45. O que quer dizer celetistas?

  46. Gostaria de fazer uma denuncia relacionada ao péssimo atendimento odontológico oferecido nesta cidade. As pessoas reclamam do péssimo atendimento dirigido aos pacientes. Existe uma ma fé por parte da recepcionista que recebe os pacientes e mesmo na dentista no oferecimento do serviço. Por capricho a dentista atende apenas a 8 pessoas por dia, e essas são escolhidas a dedo. Eles alegam que é por ordem de chegada,mas não é, eles escolhem quem devem e quem não ser atendido. Muitas pessoas revoltadas reclamando. O que adianta construir uma unidade de saúde se a mesma vai de mal a pior?? Somos tratados como cachorros. Estão negando um direito básico dos cidadãos marauense. Será que a secretaria está sabendo disso? As coisas na cidade só pioram, ficamos a merce do que eles determinam que é certo ou errado. Não podemos aceitar a tanto descaso. Basta!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  47. temos que fazer outro petitorio para asfaltar a BR 030 , o século XXI ainda nao chegou na peninsula

  48. Sitezinho de opositores vcs vão tomar porrada nas urnas outra vez , quanto mais vcs inventam coisas mentirosa mais nos anima trabalhar…agora poste nossos comentários ruma de fuleiros…kkkk

  49. Kkkkkkkkk Muito Bom

  50. Saul, vc q nem de Maraú é só sabe fala besteiras se desfaz das obras q são feitas nos Povoados e Municípios… Vc deveria fica de boca fixada ganhando sem trabalhar isso é bom… vc ta merecendo tomar uma surra, aprenda a fala das coisas boas q a cidade ta tendo a Prefeitura n só pode fazer aqui na sede n tem os Municípios e Povoados também precisão de atenção, e a Prefeita ta fazendo um bom trabalho… Se vc se acha o defensor esqueça politica e aprenda a admitir…

    • Boa tarde Sr. Hulk,
      Lamento que V.S.ª seja tão corajoso que prefira se esconder sob o pseudônimo de um herói bombabo a raios gama.
      Primeiramente gostaria de recomendar um bom curso de língua portuguesa, pois ainda ainda não captei o que possa ser “fixar” a boca.
      Quanto a receber sem trabalhar, V.S.ª terá que provar isso judicialmente, pois, caso não saiba, não existe anonimato na internet, tanto assim, que sei que V.S.ª usa internet da Bahia Net através o IP 177.128.136.44, não vai ser difícil para a polícia conseguir a lista de usuários ativos no servidor na manhã de hoje, quando vossa senhoria resolveu postar tais asneiras. Cabe ressaltar que ameaça de agressão também é crime.
      Por fim, gostaria de lembrá-lo que vivemos sob um regime democrático onde por definição é admitida a opinião contrária para que haja discussão de ideias e não uma enxurrada de ofensas pessoais. Caso V.S.ª queria reconsiderar e passar a discutir ideias como toda pessoa inteligente o faz, estou à disposição para um bom papo, ou, se queira agir como os idiotas que preferem discutir pessoas à ideias, a discussão se dará de forma judicial, local onde podemos acionar pessoas que se recusam a agir racionalmente em sociedade.
      Sem mais para o momento,
      Redação do Maraú Notícias

  51. Cuidado Prefeita! O homem tá na tua cola! Ele não dorme no ponto!

  52. Essas denúncias se refere a inveja de quem passou por esta administração, e nunca fizeram nada por Marau.

  53. Nada haver, ele só esquece que são dados de cunho público e amparados pela LC131/2009 a dita lei da transparência, que qualquer pessoa tem acesso. O indivíduo que divulga essas informações não está mais que cumprindo com seu dever de cidadão, porque muitos não conhecem a lei ou não tem acesso as ferramentas disponibilizadas. Não que ter dados divulgados? Não trabalhe em órgão público. Combate a corrupção e desmandos é dever de todos e papel fundamental a um Vereador

  54. Gostaria que o Excelentíssimo ou magistrado digníssimo vereador que procure se atualizar mais nais leis penais e se corrija pois pagamos muito caro por vc.

  55. Onde estão os empresários de Ubaitaba e Aurelino Leal?
    Muitos são os Isaquias em nossas cidades e essa é a hora de se investir!
    Muitos Isaquias ainda ainda podem encher a região do mesmo júbilo produzido por Isaquias Queiroz!

  56. Aproveita e manda esse carro rodar em Alagounhas!! Pouca vergonha…kd a justiça eleitoral?

  57. Boa tarde! Sou a dona do carro q estão fazendo resenha. Quer dizer q piabanha é privado agora n pode entrar pessoas de outra cidade? Que votam em outras pessoas? Sou moradora de Ubaitaba voto em ubaitaba e n devo satisfação a ninguém agora quando piranha for um Distrito particular q só pessoas de Maraú possa entrar ai sim paro de frequentar caso contrário vou mesmo independente de comício ou não.
    Povo recalcado.
    É 11 de novo.
    Em Ubaitaba e em Maraú.
    Beijooo

  58. Digo com toda certeza que a folha de São Paulo esta correta em sua afirmação.

  59. tipo ele que recebeu como motorista de ambulância, mas não trabalhava? e a prefeitura paga funcionário a parte, ou pelos veículos dele que são alugados para a prefeitura?
    Farra mesmo!

    • onde está o ministério publico? será que foram comprados? Dos Atos de Improbidade Administrativa

      Seção I
      Dos Atos de Improbidade Administrativa que Importam Enriquecimento Ilícito

      Art. 9° Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilícito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1° desta lei, e notadamente:

      I – receber, para si ou para outrem, dinheiro, bem móvel ou imóvel, ou qualquer outra vantagem econômica, direta ou indireta, a título de comissão, percentagem, gratificação ou presente de quem tenha interesse, direto ou indireto, que possa ser atingido ou amparado por ação ou omissão decorrente das atribuições do agente público;

      II – perceber vantagem econômica, direta ou indireta, para facilitar a aquisição, permuta ou locação de bem móvel ou imóvel, ou a contratação de serviços pelas entidades referidas no art. 1° por preço superior ao valor de mercado;

      III – perceber vantagem econômica, direta ou indireta, para facilitar a alienação, permuta ou locação de bem público ou o fornecimento de serviço por ente estatal por preço inferior ao valor de mercado;

      IV – utilizar, em obra ou serviço particular, veículos, máquinas, equipamentos ou material de qualquer natureza, de propriedade ou à disposição de qualquer das entidades mencionadas no art. 1° desta lei, bem como o trabalho de servidores públicos, empregados ou terceiros contratados por essas entidades;

  60. contrabando de armas, carro robado e o cidadão ainda é vitima!!! aluguel de carros para a prefeitura, desvio de materiais de construção, de casas popular. pode uma coisa dessas, o ministério publico ta aceitando? tomi vergonha, si respeite!

  61. Inclusive está acontecendo aí em nossa cidade. Uma comentou comigo q o sr manásseis colocou 20 litros de combustível no carro do marido dela para ele ir para piabanha acompanhar a comitiva da prefeita, ele pegou o combustível e n foi lá.

  62. como assim! cadê o ministério público pra entrar co o desvio de finalidade?

  63. O governador quis logo “tirar uma casquinha” pra conseguir “um Vitinho a mais” numa briga que ocorrera entre os próprios eleitores… assim agem alguns políticos fazer o quê kkkk

  64. Priscilla Soares e Bruno Matos

    Gostaríamos de agradecer a toda equipe do jornal pela matéria, em nome da Mad Rats e Casarão Verde . Temos atletas preparados e em busca de novos títulos e contamos sempre com a mídia para divulgar esses importantes acontecimentos. Obrigada! (Priscilla Soares e Bruno Matos)

  65. Vcs teriam vaga para casal caseiro?

  66. Edvaldo Borges Neto

    Só falta a fiscalização.

  67. Azaleia demitiu muitos empregados devido a lavagem de dinheiro da fábrica para prestadoras de serviço

  68. Nada disso, tem que ter sim…

  69. Pq não publica a nossa vitória tbm? E as contas do 40 pq não publica? O Edital 44/2016 autoriza como sem irregularidade, e nossa prefeita vai ser diplomada no dia 15 e a JACUZADA tá convidada

    • O TRE ainda não publicou parecer sobre as contas eleitorais da candidata Vera Sarmento, mas tão logo publique noticiaremos. Sobre o edital 44/2016, ele segue os trâmites normais de diplomação dos candidatos eleitos, haja vista que ainda a juíza eleitoral não proferiu sentença a respeito das contas da candidata Gracinha Viana, conforme informamos na matéria logo acima.

  70. Parabéns à repórter renata que bateu na tecla da importância de não pisar nos corais, de se preservar. Já o rapaz que abre e fecha o programa, pelo visto, de botas nos corais…….

  71. so uma dica criem um porto em outro local, cobrem os 10 reais e arrumem as ruas para não alagarem, contratem medicos e chamem bancos pois o que estao fazendo com barra grande e muita corrupção para vocês nunca tornarem independente e os politicos fazerem a festa com o dinheiro de vocês…se eles podem fazer essa ilegalidade você tb podem! Tirar o direito de ir vir é ilegal protegido pela constituição, a península nao é algo privado e sim PULICO!

  72. Louvável a atitude dos alunos em reivindicar mas convenhamos, temos pessoas melhores e da própria terra que suprira essa lacuna. A Professora não era de Barra Grande, e tem sua vida muito bem definida, portanto como ela trabalhava parecia mais que estava fazendo bico do que dando aula. Isso certamente influencia ao comportamento fora da faixa dos alunos. Afinal a referência era ela. Precisamos da apoio e oportunidades as pessoas que aqui residem e precisam do trabalho.
    O vice-Diretor e um cargo de confiança da Prefeitura, portanto deve reunir os requisitos básicos para tal função, eu acho.
    Não podemos aceitar as imposições, mas o contraditório faz parte do crescimento humano. Seria muito bom para o Município que a mão de obra da terra fosse toda aproveitada, claro que pessoas de outras localidades que reúnam capacidade para o trabalho especifico serão bem-vindas, mas no momento precisamos de uma grande reformulação em nosso colégio, precisamos de compromisso, não apenas o interesse por cargos ou dinheiro. Ser professor vai bem além do simples salario, tem que ter amor ao que faz e querer transmitir coisa que poucos estão fazendo.
    Portanto na minha opinião o que houve foi um barulho claro que legitimo, mas que com uma simples canetada a Prefeita certamente resolvera toda essa situação, colocando de novo a ordem no colégio e sim afastando os forasteiros que estão aqui por status ou pelo dinheiro, esquecendo que “EDUCAÇÃO E BEM MAIS” que receber o salário no final do mês e fingir que deu aula.

  73. Por que não há placas indicando que Cassange é uma praia perigosa! Não entendo!
    Perdi meu filho querido!
    Na semana anterior houve outras mortes na mesma região! Um absurdo!

    • Olha, eu estava planejando visitar o Cassange, mas acabei de riscar da lista porque vou levar meu filho e sobrinha, ambos com três anos. Lamentável que com tantas mortes, ainda não haja informações sobre o risco de afogamento no local.

  74. Gostaria de deixar nesse site, que considero fazer jornalismo de verdade, a minha indignação e repúdio ao responsável pelo site CAMAMU ATUAL, Sr. Darque Correia, pela forma ditatorial com que trata as pessoas que fazem comentários no referido site.
    O Sr. Darque, posta o que bem quer e entende, fala mentiras e ataca pessoas, enquanto endeusa outras, segundo sua conveniência. Quando alguém vai comentar sobre uma matéria, questionando o seu conteúdo, o Sr. Darque exclui o comentário.

    Ora, se o site é um veículo de comunicação deve saber muito bem o significado da palavra CENSURA.
    os comentários postados por mim e outras pessoas , nada tem de ofensivo ou desrespeitoso, simplesmente, vão de encontro aos interesses políticos desse cidadão. Por último, ele restringiu os comentários somente para membros do blog. Isso é CENSURA! e é inimaginável no estado democrático de direito. Tudo isso porque eu e algumas pessoas descobrimos que a maioria das matérias são tendenciosas e tem por objetivo as conveniências políticas de um pequeno grupo a quem o Sr. Darque, pelo jeito, deve obediência. Queria reiterar que jamais fiz comentários desrespeitosos ou ofensivos, nem vi outras pessoas fazendo, sempre primando por um linguajar polido e educado. O que incomodou esse cidadão, que se auto intitula jornalista, foi o fato de provarmos com argumentos consistentes e verazes, que a maioria de suas ” materias” eram parciais, pessoais e tendenciosas.

    Agradeço à redação do site Maraù Notícias, pelo espaço democrático e livre de censura aberto aos que defendem uma imprensa séria e pautada pela verdade dos fatos.

  75. Marauense revoltado

    Ai os bobos vão e acredita em melhorias e elege mais velhos corruptos, gafanhotos da nossa nação.
    Sou jovem, sou revoltado com o modo que os políticos maltratam essa nação abençoada por Deus.
    Só voto nulo, pois cansei de ajudar a eleger pessoas que são de muitas palavras e nenhum agir.
    Deus abençoe o Brasil. Livrainos da mão da corrupção.

error: Conteúdo pertence ao grupo Maraú Notícias!