Início / Mundo / Ucrânia inicia retirada de armas pesadas no Leste do país

Ucrânia inicia retirada de armas pesadas no Leste do país

A Ucrânia anunciou hoje (26) o início da retirada das armas pesadas da linha de frente do Leste ucraniano controlado por separatistas pró-russos. A medida faz parte dos últimos acordos de paz assinados na capital bielorrussa Minsk.

“Em conformidade com os acordos de Minsk, de 12 de fevereiro, a Ucrânia começou a retirada dos canhões de 100 milímetros da linha de frente”, informou o Estado-Maior do Exército ucraniano.

Segundo a nota divulgada, este“é o primeiro passo da retirada do armamento pesado que estará sob a supervisão da Organização de Segurança e Cooperação na Europa (Osce)”.

O Exército ucraniano advertiu, no entanto, que estará pronto para “rever o calendário da retirada caso existam tentativas de ataque” por parte dos rebeldes pró-russos.

Em meados deste mês, a chanceler alemã, Ângela Merkel, e os presidentes da França, François Hollande; da Rússia, Vladimir Putin, e o ucraniano, Petro Poroshenko, estiveram reunidos em Minsk para participar de reunião destinada a encontrar uma solução para o conflito na Ucrânia. Após 16 horas de negociações, as partes chegaram a um acordo, que incluía um cessar-fogo.

A trégua entrou em vigor no dia 15 de fevereiro, mas com um início conturbado e os dois lados trocando acusações de violação do acordo, além de registros de baixas entre os militares ucranianos. O conflito no Leste da Ucrânia causou mais de 5.800 mortos em dez meses.

Comentários

comentários

Veja Também

EUA suspendem isenção de vistos para 38 países de três continentes

Os Estados Unidos anunciaram hoje (16) que irão modificar as regras para isenção de vistos …

Deixe uma resposta

error: Conteúdo pertence ao grupo Maraú Notícias!