Início / Mundo / Grécia considera “absurda” proposta do Eurogrupo para resolver dívida

Grécia considera “absurda” proposta do Eurogrupo para resolver dívida

O governo grego rejeitou hoje (16), em Bruxelas, a primeira proposta de compromisso apresentada pelo Eurogrupo para viabilizar o pagamento de credores do país. Uma fonte do governo da Grécia

considerou a proposta “absurda” e “inaceitável”, por exigir que o país prolongue o atual programa de assistência financeira.

Para o governo grego, “nessas circunstâncias, não é possível chegar hoje a um acordo” entre Atenas e os seus parceiros europeus em relação ao futuro da assistência financeira à Grécia.

De acordo com o rascunho da declaração do Eurogrupo, ao qual a Lusa teve acesso, o governo grego deveria comprometer-se a pedir a extensão do atual programa – que expira no final do mês -, e conclui-lo com sucesso. O documento também prevê que a eventual flexibilização a ser concedida às autoridades gregas teria como base o atual programa, que o governo do novo primeiro-ministro Alexis Tsipras já disse não reconhecer mais.

O novo governo grego defende a implantação de um programa transitório “até final de maio” enquanto o país negocia um novo contrato com os parceiros europeus, que solucione “de uma vez por todas” a crise.

A Grécia está sob assistência financeira internacional desde 2010, com dois empréstimos concedidos em conjunto pela Comissão Europeia, pelo Banco Central Europeu e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), em troca de duras medidas de austeridade. Em dezembro, terminaria o programa de resgate europeu, mas o pacote foi prorrogado até o fim de fevereiro.

Comentários

comentários

Veja Também

EUA suspendem isenção de vistos para 38 países de três continentes

Os Estados Unidos anunciaram hoje (16) que irão modificar as regras para isenção de vistos …

Deixe uma resposta

error: Conteúdo pertence ao grupo Maraú Notícias!