Início / Mundo / Primeiro ataque do Boko Haram no Chade deixa dez mortos

Primeiro ataque do Boko Haram no Chade deixa dez mortos

O primeiro ataque do grupo radical islâmico Boko Haram em território chadiano, em uma localidade no Lago Chade, deixou dez mortos, segundo a imprensa local. Os combatentes do Boko Haram

alcançaram Ngouboua em botes a partir da cidade nigeriana de Baga, e mataram pelo menos dez pessoas, entre as quais o chefe da aldeia, na sequência do ataque que teve como alvo a área residencial e um quartel das Forças Armadas do Chade.

O Exército do Chade iniciou uma operação de perseguição aos autores do ataque, que coincide com uma operação multinacional liderada pela Nigéria e pelo Chade para expulsar o Boko Haram das suas áreas de influência no Nordeste do país.

O Chade, que tem uma das forças armadas mais poderosas da região, efetuou nos últimos dias vários ataques aéreos contra posições do Boko Haram.

Assim, as tropas chadianas reconquistaram a localidade nigeriana de Gamboru, onde mataram 250 supostos membros da organização radical islâmica, após dois dias de intensos combates na fronteira entre a Nigéria e Camarões.

Em represália, o Boko Haram intensificou as incursões no Níger e Camarões, como a da semana passada na localidade camaronesa de Fotokol, onde degolou e assassinou cerca de 100 civis.

Recentemente, a União Africana autorizou uma força regional de 7.500 soldados para combater os radicais islâmicos, que pretendem criar um estado islâmico no Norte da Nigéria, majoritariamente muçulmano, ao contrário do Sul, de maioria cristã.

Desde 2009, a atividade de guerrilha do Boko Haram causou 13 mil mortos e 1,5 milhão de deslocados na Nigéria e atinge agora os países vizinhos.

Comentários

comentários

Veja Também

EUA suspendem isenção de vistos para 38 países de três continentes

Os Estados Unidos anunciaram hoje (16) que irão modificar as regras para isenção de vistos …

Deixe uma resposta

error: Conteúdo pertence ao grupo Maraú Notícias!