Início / Mundo / Brics vão adotar agenda de cooperação sobre questões populacionais

Brics vão adotar agenda de cooperação sobre questões populacionais

Uma agenda de cooperação do Brics (grupo formado pelo Brasil, a Rússia, Índia, China e África do Sul) sobre questões populacionais para o período 2015-2020 será adotada na quinta-feira (12) após

a 1ª Reunião de Ministros Responsáveis por Assuntos Populacionais do Brics.

O plano de trabalho conjunto vai conter metas e princípios comuns em temas como mortalidade materna, aids e doenças sexualmente transmissíveis; migração rural-urbana e urbanização; envelhecimento e diferenças de gênero no mercado de trabalho.

“O objetivo é traçar as principais prioridades. No caso dessa reunião, no âmbito desses países que são ricos em população, os principais elementos dessa agenda passam pelo envelhecimento da população, que é uma tendência mundial, a migração rural-urbana que já não acontece tanto no Brasil, mas ocorre na Índia e na China, a questão das doenças sexualmente transmissíveis e da mortalidade materna”, disse o ex-ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos Marcelo Neri, que participou da abertura do 2º Seminário de Funcionários e Peritos em Questões Populacionais do Brics.

Para o chefe da Divisão de Temas Sociais do Ministério das Relações Exteriores, Carlos Cuenca, o fato de os cinco países que compõem o Brics, por suas dimensões e importância no contexto internacional, se reunirem para tratar de população e desenvolvimento mostra a relevância desses temas. “A mensagem que passamos é que a temática de população e desenvolvimento é importante e precisa se tratada”.

Os cinco países do grupo representam cerca de 25% do Produto Interno Bruto mundial e abrigam aproximadamente 2,9 bilhões de habitantes.

A reunião de ministros dos cinco países e o seminário de peritos em questões populacionais são resultado do plano de ação aprovado na 6ª Cúpula do Brics, em julho de 2014, em Fortaleza, e do 1º Seminário de Peritos da Área, ocorrido em março do ano passado na África do Sul.

Comentários

comentários

Veja Também

EUA suspendem isenção de vistos para 38 países de três continentes

Os Estados Unidos anunciaram hoje (16) que irão modificar as regras para isenção de vistos …

Deixe uma resposta

error: Conteúdo pertence ao grupo Maraú Notícias!