Início / Mundo / Ministros da Defesa da Otan vão reforçar presença no Leste da Europa

Ministros da Defesa da Otan vão reforçar presença no Leste da Europa

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) vai concretizar hoje (5), em Bruxelas, o compromisso de reforçar a sua presença no Leste da Europa, como “resposta às ações agressivas da

Rússia” na Ucrânia, disse o secretário-geral Jens Stoltenberg.

Após reunião de ministros da Defesa da Otan, Stoltenberg destacou que este é um dia de “decisões importantes”. Disse que hoje serão dados mais passos para garantir que as forças da aliança estarão prontas a reagir de forma mais rápida e eficaz, dando prosseguimento às decisões tomadas pelos chefes de Estado e de Governo em setembro no País de Gales.

“As nossas decisões mostram que a Otan está determinada a defender todos os aliados contra quaisquer ameaças vindas de qualquer direção”, disse.

Os ministros deverão aprovar a criação de seis centros de comando no Leste da Europa – especificamente nos três países bálticos (Letônia, Estônia e Lituânia), na Polônia, Romênia e Bulgária -, que marcarão a presença simbólica da Otan nas fronteiras com a Rússia, além de uma nova força de intervenção, denominada “ponta de lança”, de cerca de 5 mil homens, no quadro do reforço da força de reação rápida.

Comentários

comentários

Veja Também

EUA suspendem isenção de vistos para 38 países de três continentes

Os Estados Unidos anunciaram hoje (16) que irão modificar as regras para isenção de vistos …

Deixe uma resposta

error: Conteúdo pertence ao grupo Maraú Notícias!