Início / Mundo / Grã-Bretanha convoca embaixador russo após aviões rondarem seu espaço aéreo

Grã-Bretanha convoca embaixador russo após aviões rondarem seu espaço aéreo

A Grã-Bretanha anunciou hoje (29) a convocação do embaixador russo para explicações, após aviões militares da Rússia serem localizados perto do espaço aéreo britânico.

O episódio ocorre após uma série de

incidentes semelhantes e num momento em que as relações entre Moscou e o Ocidente estão tensas, devido ao conflito na Ucrânia e ao assassinato, em Londres, do ex-espião russo Alexander Litvinenko.

“As manobras de aeronaves russas na quarta-feira fazem parte das crescentes operações das aeronaves russas fora da sua área de operações”, afirma o Ministério dos Negócios Estrangeiros em comunicado.

Os aviões russos “não entraram no espaço aéreo soberano do Reino Unido e foram escoltados por RAF Typhoons durante o tempo em que se mantiveram na área, onde causaram perturbações na aviação civil” e é por isso que o embaixador da Rússia foi convocado para explicar o incidente, informa ainda a nota de imprensa britânica.

O Ministério da Defesa disse que os aviões envolvidos no mais recente incidente, na quarta-feira, foram bombardeiros Tupolev Tu-95, mais conhecidos como “ursos” russos, designação que lhes é atribuída pela Otan.

Comentários

comentários

Veja Também

EUA suspendem isenção de vistos para 38 países de três continentes

Os Estados Unidos anunciaram hoje (16) que irão modificar as regras para isenção de vistos …

Deixe uma resposta

error: Conteúdo pertence ao grupo Maraú Notícias!