Início / Mundo / Novo governo presta juramento na Grécia

Novo governo presta juramento na Grécia

O primeiro escalão do novo governo da Grécia, liderado pelo primeiro-ministro Alexis Tsipras, prestou juramento hoje (27) em cerimônia com participação do chefe de Estado do país, o presidente Karolos Papoulias.

Uma das novidades foi a redução de 18 para dez do número de ministérios. Entre os dez está incluido o Ministério de Luta Contra a Corrupção, criado pelo primeiro-ministro.

Dois dias após a vitória nas urnas, a maioria dos ministros prestou o juramento civil, a exemplo do que fez o primeiro-ministro, que é agnóstico. Alexis Tsipras é o primeiro líder do governo grego a rejeitar o juramento religioso perante o arcebispo de Atenas, líder da Igreja Ortodoxa grega. Antes, o ministro da Defesa, Panos Kamenos, líder do partido aliado Gregos Independentes, e sete vice-ministros fizeram o juramento religioso.

Após sua vitória, Tsipras afirmou que “a Grécia deixou para trás a desastrosa austeridade” e que “o veredicto do povo grego significa o fim da troika”, a estrutura de supervisão da economia da Grécia constituída pela Comissão Europeia, o Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional, que, desde 2010, avalia as medidas adotadas no país em troca de empréstimos de 240 bilhões de euros.

O vice-primeiro ministro e responsável pela coordenação econômica no novo governo e negociação com a troika é o economista Yannis Dragasakis. Um dos autores do programa econômico do partido Syriza, Dragasakis é o único membro empossado que tem experiência anterior no governo grego. Panos Kammenos, líder do Gregos Independentes, que se coligou com o Syriza para formar a maioria no Legislativo, ficará com o Ministério da Defesa. Todos os demais ministros são do partido vitorioso.

Comentários

comentários

Veja Também

EUA suspendem isenção de vistos para 38 países de três continentes

Os Estados Unidos anunciaram hoje (16) que irão modificar as regras para isenção de vistos …

Deixe uma resposta

error: Conteúdo pertence ao grupo Maraú Notícias!