Início / Mundo / Morre rei Abdullah, da Arábia Saudita

Morre rei Abdullah, da Arábia Saudita

O rei Abdullah, da Arábia Saudita, morreu nessa quinta-feira à noite (22), tendo sido nomeado para a sucessão o príncipe herdeiro Salman, de 79 anos, segundo declaração oficial. A morte, causada

por uma pneumonia, ocorreu à 1h hora local.

O anúncio da morte do rei Abdullah bin Abdulaziz Al Saud, de 90 anos, foi feito pela televisão estatal, que citou comunicado da Casa Real.

Vários líderes mundiais destacaram o legado dos dez anos de reinado de Abdullah e suas ações para manter a estabilidade da Arábia Saudita e do Oriente Médio.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, manifestou condolências pela morte do rei e lembrou a sua “convicção forte e apaixonada” sobre a importância da colaboração entre as duas nações para a estabilidade da região.

“Os nossos países trabalharam juntos para fazer frente a muitos desafios. Sempre valorizei o seu ponto de vista e a nossa sincera e calorosa amizade. Como líder, foi sempre franco e corajoso para defender suas convicções”, disse Obama, citado em comunicado da Casa Branca.

O primeiro-ministro canadense, Stephen Harper, afirmou que o rei Abdullah foi “muito apaixonado pelo seu país, pelo desenvolvimento e a economia mundial” e saudou o “forte defensor da paz no Oriente Médio”.

Na Europa, o presidente francês, François Hollande, destacou “a memória de um chefe de Estado cuja ação marcou profundamente a história do seu país e cuja visão de uma paz duradoura na região permanece mais atual do que nunca”.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, disse em comunicado que a memória do rei será marcada pelos “seus longos anos a serviço do país e o envolvimento a favor da paz e do reforço da compreensão entre as religiões”.

Abdullah foi o sexto rei da Arábia Saudita, tendo iniciado suas funções em agosto de 2005.

O novo monarca, Salman bin Abdulaziz Al Saud, foi ministro da Defesa e governador da província da capital e era meio-irmão do monarca falecido, tal como o novo príncipe herdeiro.

 

Comentários

comentários

Veja Também

EUA suspendem isenção de vistos para 38 países de três continentes

Os Estados Unidos anunciaram hoje (16) que irão modificar as regras para isenção de vistos …

Deixe uma resposta

error: Conteúdo pertence ao grupo Maraú Notícias!