Início / Destaques / Fidel Castro e a revolução de 26 de julho

Fidel Castro e a revolução de 26 de julho

Por Pedro Rios Leão em seu Facebook

Eu já gostei muito do Castro (Fidel), hoje em dia eu não gosto de governante nenhum. E é um fato que existem muitos problemas no modo em que se desenrolou a revolução cubana, homofobia foi um deles. Também acredito que o uso extensivo da violência e de um sistema penal já são o bastante para criticar o regime. E convenhamos, o cerne do que se entende por marxismo é o controle do trabalhador sobre todos os aspectos da produção, submeter toda força de trabalho a decisão de um ou poucos líderes não é marxismo. É o contrário disso. Nem Lenin, nem Castro, são marxistas, são vanguardistas, estudiosos de Marx, déspotas esclarecidos de certa forma.

Mas ninguém governa país nenhum sem apoio popular. Chegar ao poder orquestrando algo como a revolução cubana, que economicamente é brilhante, tem muito mais mérito que chegar ao poder porque você saiu da vagina de uma monarca ou a CIA matou seus adversários políticos e te financiou. Então de cara podemos dizer que Cuba é um regime mais democrático e popular e menos violento que pelo menos 168 países, incluindo o nosso.

Com um embargo genocida Cuba é de longe o melhor e mais rico país da América Central. Se não fosse Cuba, esse país austero onde ninguém passa fome ou dorme na rua, e todo mundo é alfabetizado, seria igual ao Haiti, Honduras, El Salvador, Guatemala…

Eu aposto que se você tivesse que escolher qualquer um desses países para viver como um cidadão normal, se você quisesse viver com o mínimo de dignidade e conforto, você escolheria Cuba.

E isso não é reflexo de “intelecto” financeiro, mas de liberdade dos trabalhadores. Eu acho que poderia ter sido melhor. Ficaram muito dependentes dos russos até os anos 90, só depois disso que fizeram sua revolução em permacultura. O sucesso econômico de Cuba só pode ser reflexo do peso do respeito e autodeterminação do povo cubano. Redução de desigualdade e dignidade para todos só depende de vontade política.

A visão de que você não tem liberdade em Cuba não me parece tão real. Basta ver o caso da própria blogueira cubana “yoani sanchez” ela não postava o que bem queria de lá? Existe muito menos liberdade de expressão para alguém sob a violência da miséria do que sob a violência do regime cubano.Me parece que existe mais liberdade de expressão em Cuba do que em qualquer favela. Aqui os pobres vivem sob ocupação militar, genocídio, nós somos o país que mais mata LGBTs no MUNDO. É um tanto hipócrita nós caracterizarmos Cuba como uma ditadura homofóbica, sem antes olharmos para a nossa própria ditadura homofóbica e falta de liberdade para a população LGBT. Essa imagem que a revolução cubana saiu matando indiscriminadamente é ridícula, e a oposição cubana destruiria o país. O Brasil mata 50 mil pessoas por ano.

Castro governou 5 décadas, com amplo apoio popular, eu sou contra um sistema penal, encarceramento, e muito mais pena de morte, em qualquer regime.

Cuba tinha pena de morte, EUA tem pena de morte (Eu ouvi uma frase ótima outro dia “só vou acreditar que corporações são pessoas quando o Texas executar uma”) E nas últimas 5 décadas os EUA mataram sistematicamente mais que os cubanos em aplicação de pena de morte. Sugiro o documentário a 13a. emenda também, sobre encarceramento em massa a partir dos anos 70 como resposta do governo norte americano aos movimentos de direitos civis.

Não acho o Castro um santo, não acho perfeito. Mas certamente foi um dos melhores governantes para seu próprio povo. Como falei, sou contra pena de morte, sou contra um cara governar por 50 anos. Mas as críticas sobre falta de liberdade são ridículas e desproporcionais em comparação com qualquer um que viva sob a batuta da CIA. e isso é quase qualquer outro país no planeta. Certamente qualquer outro país pobre..

Mas a veneração me irrita. Com seu superávit de méritos eu aprecio a revolução de 26 de julho. Mas os méritos revolucionários são do povo cubano, os defeitos me parecem castristas.

Comentários

comentários

Veja Também

Incêndio atinge estabelecimento no povoado de Ponto do Café

Um estabelecimento de madeira de propriedade do sr. Ranulfo Bispo dos Santos, às margens da …

Deixe uma resposta

error: Conteúdo pertence ao grupo Maraú Notícias!