Início / Mundo / Secretário-geral da ONU critica Israel por colonização em territórios palestinos

Secretário-geral da ONU critica Israel por colonização em territórios palestinos

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, criticou hoje (15) Israel por expandir a colonização nos territórios ocupados da Cisjordânia e Jerusalém-Leste, recordando que isso é ilegal segundo o direito internacional.

“O secretário-geral lamenta profundamente a continuação da colonização por parte das autoridades israelenses”, disse, em comunicado, um porta-voz de Ban Ki-moon. O  secretário-geral da ONU reiterou que as colonizações são “ilegais sob a legislação internacional” e apelou ao governo de Israel para que “pare e anule este tipo de decisões”.

A comunidade internacional, recordou, “não vai reconhecer ações unilaterais sobre o terreno” e insistiu que o estatuto de Jerusalém “só pode ser resolvido por meio de negociações”.

Nos últimos dias, a União Europeia também solicitou a Israel para que recuasse na sua intenção de aumentar a colonização, por considerar que ameaça a solução dos dois Estados e gera dúvidas sobre a autenticidade do seu compromisso em negociar um acordo com os palestinos.

Comentários

comentários

Veja Também

EUA suspendem isenção de vistos para 38 países de três continentes

Os Estados Unidos anunciaram hoje (16) que irão modificar as regras para isenção de vistos …

Deixe uma resposta

error: Conteúdo pertence ao grupo Maraú Notícias!