Início / Destaques / Secretaria de Turismo de Maraú apresenta “Marca Turística” do município e “esquece” destinos importantes

Secretaria de Turismo de Maraú apresenta “Marca Turística” do município e “esquece” destinos importantes

Em reunião organizada no último fim de semana pela Secretaria Municipal de Turismo de Maraú, foi apresentada a nova marca turística do município, criada em parceria com o SEBRAE. Segundo a nota emitida pela Assessoria de Comunicação do município, “o objetivo é criar estratégias e ações que orientarão a construção da imagem e o posicionamento do município como destino turístico no mercado interno e eventuais oportunidades na esfera internacional, movimentando a economia com geração de mais emprego e renda.”

Contudo, apesar da melhor das intenções que a pasta do turismo no município possa ter,  a criação da marca, que contempla os povoados de Algodões, Saquaíra, Cassange, Taipu de Dentro, Campinhos,Taipu de Fora e Barra Grande, ignorou completamente o grande potencial turístico histórico e cultural do Município. A sede do município, com sua participação na história colonial brasileira,  e as belezas naturais das cachoeiras em Tremembé, por exemplo, sequer são mencionadas pelas marcas. Nenhuma menção há, igualmente, à rica cultura quilombola, artesanatos, manifestações artísticas culturais ou os patrimônios históricos como a igreja matriz construída com recursos da coroa portuguesa ou a história da usina inglesa de extração de petróleo que funcionou em território marauense no século XIX, a qual ainda existem as ruínas em território marauense.

Usina inglesa de extração de petróleo em Maraú é um dos grandes patrimônios históricos municipais. Foto: coleção Ubaldo Sena | Ibahia.com

As marcas apresentadas parecem contemplar somente localidades onde há influência do grande empresariado do ramo de hospedagem e não leva em conta as necessidades e potenciais do município. Perdeu-se desta forma uma importante oportunidade de se criar políticas que pudessem gerar desenvolvimento em todo o município através da prática de outras vertentes turísticas que vão muito além to já tão divulgado “sol e praia”. Vertentes estas que são exploradas com sucesso em várias outras partes do país e do mundo.

Comentários

comentários

Veja Também

Nossa democracia engravidou de um desastre

por Josias de Souza em seu blog no UOL Pesquisa eleitoral é uma espécie de …

Deixe uma resposta

error: Conteúdo pertence ao grupo Maraú Notícias!