Início / Maraú / [Bahia] Filhote de baleia é encontrado morto em Itacaré

[Bahia] Filhote de baleia é encontrado morto em Itacaré

itacareurgente_003

Filhote de baleia chegou morto à Praia da Tiririca (Foto: Durval Filho)

Restos de um filhote de baleia foi encontrado morto na Praia da Tiririca em Itacaré,

nesta segunda-feira (9). De acordo com informações de alguns salva vidas e surfistas, o filhote chegou à costa do município por volta das 5h da segunda-feira (17). Ele estava bastante mutilado, só com uma nadadeira, sem cabeça e cauda.

O ambientalista acredita que o filhote é da espécie Jubarte (Megaptera novaeangliae), também conhecida como baleia-cantora ou baleia-de-bossa, é um mamífero marinho da ordem dos cetáceos que vive em mares do mundo todo. Os machos da espécie medem de 15 a 16 metros; as fêmeas, de 16 a 17. O peso médio é de aproximadamente 40 toneladas, sendo que o maior exemplar já visto possuía 19 metros.

É uma espécie protegida desde 1967 e, em 2008, as estimativas do número de indivíduos variam dos 30 mil aos 65 mil exemplares.

Encalhes da espécie no litoral sul da Bahia são comuns entre os meses de julho e novembro. Neste ano, uma jubarte encalhou e foi encontrada morta em Maraú, Ilhéus, Canavieiras, Prado, também no sul do estado. Em Itacaré é a segunda vez que uma especie desta é encontrada morta em uma das praias do município, pois no ano passado uma Baleia adulta foi encontrada na praia do Costa.

itacareurgente_011

fonte: Itacaré Urgente

Comentários

comentários

Veja Também

Clientes da Eletronet ficam sem internet após rompimento de cabo

Desde a última terça-feira, 5, os clientes da Eletronet, operadora que vende capacidade de rede …

Deixe uma resposta

error: Conteúdo pertence ao grupo Maraú Notícias!