Início / Brasil / Prefeito do Rio faz última vistoria em túnel que será inaugurado domingo

Prefeito do Rio faz última vistoria em túnel que será inaugurado domingo

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, fez na manhã de hoje (26) a última vistoria do túnel Rio 450, que será inaugurado no próximo domingo (1º). Batizado em homenagem aos 450 da cidade, este é o primeiro túnel subterrâneo no município e conta com três faixas em operação em sentido único, ligando o Centro à Via Binário do Porto, na zona portuária.

A construção do túnel, por escavação e detonação em rocha, teve início em outubro de 2012. Projetado para receber um fluxo de 55 mil veículos por dia, o túnel Rio 450 possui 1.480 metros de extensão e será o segundo maior da região. O túnel da Via Expressa, previsto para ser inaugurado no primeiro semestre de 2016, somará 3.022 metros. A velocidade máxima permitida será de 50 quilômetros por hora (km/h) na entrada e 60 km/h no interior.

O prefeito Eduardo Paes disse que, apesar dos transtornos causados no trânsito de veículos durante as obras, o resultado vai compensar. “A gente tem consciência do sacrifício que está sendo imposto ao carioca, do período difícil em relação à mobilidade da cidade, entretanto, haverá uma compensação no término das obras com opção de mais transporte público e a entrega de uma área histórica totalmente revitalizada, sem aquela desgraça, aquele monstrengo que era a (via) Perimetral”.

O Rio 450 possui um túnel auxiliar de segurança com sete saídas de emergência para evacuação e acesso de equipes de socorro em caso de incidentes; sistemas de drenagem de águas pluviais e de combate a incêndios com equipamentos antichamas e comunicação direta com o usuário por meio de telefones instalados no túnel e sistema de megafonia.

Além disso, possui câmeras de segurança para monitoramento 24 horas por dia pelo Centro de Controle de Operações da Concessionária Porto Novo, que administra a via, integrado ao Centro de Operações da prefeitura; sistemas de exaustão para as ações de escoamento de partículas e fumaça, luminárias LED com sistema de tele gestão; onze conjuntos de sinalizadores da condição do fluxo; reservatórios de água; sensores de qualidade do ar, visibilidade e detecção de acidentes e dois painéis de mensagem variável para informes.

Com a inauguração do Túnel 450 no próximo domingo, o carioca deve ficar atento quanto às mudanças no trânsito em 93 linhas e pontos de ônibus da região. No aniversário da cidade, 1° de março, 66 operadores da Concessionária Porto Novo, agentes de trânsito da CET-Rio e guardas municipais estarão nas ruas a fim de manter a fluidez do trânsito, auxiliando os motoristas. Desde a manhã de hoje até o próximo dia 5, agentes educativos estarão distribuindo folhetos explicativos sobre as mudanças e orientando os usuários.

Também presente na vistoria,  o secretário municipal de transportes, Rafael Picciani, comentou a mudança do itinerário das 93 linhas. “Elas já caminham para o cenário futuro. após a entrega de todas as obras nesta região. O cidadão vai ter tempo de entender as mudanças, que irão atender toda a população. Não queríamos divulgar anteriormente um plano que, posteriormente, poderia ser modificado, como foi”, concluiu.
 

Comentários

comentários

Veja Também

Dono da JBS grava Temer dando aval para compra de silêncio de Cunha

do O Globo RIO — Na tarde de quarta-feira passada, Joesley Batista e o seu …

Deixe uma resposta

error: Conteúdo pertence ao grupo Maraú Notícias!