Início / Brasil / Homem da Meia-Noite sai em Olinda com o tema místico, mágico e fantástico

Homem da Meia-Noite sai em Olinda com o tema místico, mágico e fantástico

banner_carnaval2015

Como ocorre há 83 anos, as ladeiras históricas de Olinda foram tomadas pela presença daquele que é o mais representativo dos blocos de carnaval da cidade. Exatamente

à zero hora deste domingo (15) o Homem da Meia-Noite iniciou seu desfile com muita história, curiosidade, paixão e misticismo.

O tema com que o bloco saiu às ruas este ano foi Místico, Mágico e Fantástico. “Foi um tema que surgiu no seio da família. Um dia, chegando em casa, meu filho disse que tinha um grande tema para o Homem da Meia-Noite – ‘místico, mágico e fantástico’. A aprovação foi imediata. Não poderia ser diferente, porque é tudo o que o Homem da Meia-Noite representa”, explicou o presidente do bloco, Luiz Adolpho de Silva.

As ladeiras históricas de Olinda foram tomadas pela presença do mais representativo dos blocos de carnaval da cidade, o Homem da Meia-Noite

As ladeiras históricas de Olinda foram tomadas pela presença do mais representativo dos blocos de carnaval da cidade, o Homem da Meia-Noite Luciano Nascimento / Repórter da Agência Brasil

A figura do Homem da Meia-Noite surgiu no Dia de Iemanjá, em 2 de fevereiro de 1932, com base no calunga – personagem místico do candomblé, cercado de simbolismos. A sede do bloco fica em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, onde se encontram grupos ligados a religiões de matriz africana.

O traje e o lugar onde fica o boneco também são segredos, assim como o fato de sempre sair à meia-noite. “É a hora mais mística para o brasileiro, é quando aparecem a mula sem cabeça e o lobisomem, argumenta Luiz Adolpho.

A magia do boneco sempre atrai uma multidão. Caso do operador de furadeira, Alexandre Vieira, e seu sobrinho, o estudante, Victor Ribeiro. Morador de Olinda, Vieira acompanha o Homem da Meia-Noite há 40 anos. ”Todos os anos eu estou neste evento maravilhoso, com toda esta multidão atrás do calunga. Depois do Galo [da Madrugada], o carnaval é no Homem da Meia-Noite. São as duas maiores tradições do carnaval”, contou.

A tradição é seguida pelo sobrinho, que acompanha o desfile desde que tinha 5 anos de idade. “Gosto de ver o movimento de gente, as pessoas fantasiadas, vestidas de Homem da Meia-Noite. Nunca tive sono, para mim é uma tradição”, revelou Victor, de 13 anos. Assim como centenas de foliões, os dois também estavam com a fantasia do calunga, nas cores verde e branco, e com uma cartola preta.

O desfile saiu da sede à meia-noite de sábado (14) em ponto, passou pela Rua do Bonsucesso, pelo Largo Amparo até os Quatro Cantos. Este ano, o percurso foi alterado para comportar melhor a multidão que acompanhou o cortejo de 3,5 quilômetros. Em vez de subir a Ladeira da Ribeira – estreita -, o bloco seguiu por ruas mais largas.

O novo trajeto passa pela Rua Prudente de Morais e sai na Rua do Bonfim. De lá, retorna ao Largo Amparo e segue para o bairro Guadalupe. Lá, o bloco entregou a chave da cidade à Troça Carnavalesca Mista Cariri Olindense. O ato simbólico é uma tradição da festa e marca o início oficial do Carnaval de Olinda.

Mesmo com a alteração no percurso, a multidão era grande e alguns princípios de tumulto ocorreram em frente à sede. A Polícia Militar precisou intervir para que os foliões encantados com a magia do calunga pudessem seguir.

Este ano, o desfile do Homem da Meia-Noite homenageou Pedro Garrido, responsável desde 1989 por carregar o boneco, com 3,5 metros de altura. O Maestro Forró também é homenageado pela agremiação, e retribuiu a gentileza regendo a orquestra ao longo do desfile.

“É uma emoção muito grande. O Homem da Meia-Noite tem uma história muito bonita. São mais de 80 anos prestando serviço ao carnaval de Olinda e do Brasil. Para mim, ele tem a ver com espontaneidade e com a alegria do carnaval”, ressaltou o maestro.

 

Comentários

comentários

Veja Também

Prazo para pagamento do Simples Doméstico é prorrogado até 21 de novembro

O Diário Oficial da União publicou a portaria que prorroga para 21 de novembro o …

Deixe uma resposta

error: Conteúdo pertence ao grupo Maraú Notícias!