Início / Brasil / Campanha de doação de sangue do Hemorio recebe solidariedade da Portela

Campanha de doação de sangue do Hemorio recebe solidariedade da Portela

Os integrantes da Portela, uma das mais tradicionais escolas de samba do Rio de Janeiro, estiveram hoje (10) no Instituto Estadual de Hematologia (Hemorio) para doar sangue. A ação faz parte

da campanha Vista a Fantasia da Solidariedade promovida pelo instituto a fim de aumentar o estoque de sangue que sempre diminui nesta época do ano.

Os portelenses chegaram em dois ônibus e tiveram a companhia de um bloco de carnaval formado por doadores voluntários. O bloco saiu da Central do Brasil, no centro, e foram até o Hemorio, na Rua Frei Caneca, na Lapa. Durante o percurso eles convidavam as pessoas a ser doadores de sangue.

De acordo com a médica do instituto Marcia Ben Senor, a campanha começou em 22 de janeiro e a meta é coletar mil bolsas extras antes do feriado. “Esperamos melhor adesão da população, porque ainda estamos com estoque baixo. Percebemos que a cada ano as doações de sangue nesta época vêm caindo”, disse.

O ritmista da Portela Jorge Osmar Prado costuma, sempre que pode, doar sangue. Ele defendeu uma participação maior da população nessa ação de solidariedade. “Esta é uma atitude que a gente deveria tomar o ano inteiro, não só no carnaval. Se todo mundo tivesse um pouquinho de amor ao próximo e perdesse meia hora aqui, nós não teríamos tanto problema de estoque de sangue”, destacou.

A auxiliar de cozinha Rayssa Soares de Abreu disse que passou a ser uma doadora voluntária depois que a mãe necessitou de sangue. “Quando minha mãe precisou de doações, muitos conhecidos se mobilizaram. O que as pessoas fizeram por ela, eu estou fazendo pelos outros hoje. Uma bolsa de sangue para quem está saudável não é nada, mas tem gente morrendo por falta disso”.

Segundo o Ministério da Saúde, somente 2% da população doam sangue com regularidade e durante os períodos festivos, como o carnaval, o número de doações diminui ainda mais. No Rio de Janeiro, o Hemorio abastece 200 unidades de saúde com bolsas de sangue, incluindo os hospitais de urgência e emergência.

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, menores de idade só podem doar com autorização dos pais; levar documento com foto; pesar mais de 50 quilos, estar saudável e não consumir alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação. Não é necessário estar em jejum.

Comentários

comentários

Veja Também

Prazo para pagamento do Simples Doméstico é prorrogado até 21 de novembro

O Diário Oficial da União publicou a portaria que prorroga para 21 de novembro o …

Deixe uma resposta

error: Conteúdo pertence ao grupo Maraú Notícias!