Início / Brasil / Deslizamento deixa 23 famílias isoladas no litoral norte paulista

Deslizamento deixa 23 famílias isoladas no litoral norte paulista

As chuvas que atingiram o litoral norte de São Paulo na manhã de hoje (2) deixaram 23 famílias isoladas em Juquehy, cidade de São Sebastião. Um deslizamento de terra interditou

o único acesso ao local onde vivem as famílias. No início da tarde, o local foi liberado.

Técnicos do Instituto Geológico, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado e da Defesa Civil estadual avaliarão a área para verificar se há risco de novos deslizamentos. Até as 17h desta segunda-feira, a avaliação ainda não tinha sido feita.

Da noite de sexta-feira (30) até ontem (1º), a precipitação acumulada chegou a 265 milímetros na cidade, equivalente a três meses de chuva.

Por causa da intensidade e da longa duração das chuvas, a Defesa Civil estadual registrou alagamentos e deslizamentos nos bairros de Juquehy, Boiçucanga, Itatinga, centro, Enseada, Canto do Mar e Jaraguá.

No sábado (31), houve desabamento parcial de um cômodo de uma casa no Bairro de Boiçucanga. De acordo com a Defesa Civil do estado, não houve necessidade de remoção dos moradores. Em Juquehy, foram registrados alagamentos de vias e quedas de árvores sobre dois veículos, além de pequeno deslizamento de terra, que bloqueou o acesso a dois condomínios residenciais.

Conforme a Defesa Civil do município, a previsão é de mais chuva isolada, de moderada a forte. Uma nova frente fria também é esperada para a madrugada de quarta-feira (4). “Isso nos preocupa, porque o solo está bem encharcado, podendo causar mais deslizamentos”, afirmou, em nota, o chefe do órgão, Carlos Eduardo dos Santos.

Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem, o Km 113 da Rodovia Rio-Santos (SP-55) ficou interditado na manhã de hoje, no sentido Ubatuba, por causa de alagamentos na região de São Sebastião. O tráfego foi liberado às 11h30. No km 147, trecho de Toque Toque, permanece a operação Pare e Siga para obras na pista.

Caraguatatuba, outra cidade do litoral norte, também sofreu com as chuvas. Desde sábado (31), foram confirmados cinco pontos de deslizamentos nos bairros de Casa Branca, Jaraguazinho e Olaria. A Defesa Civil do município informou que cinco casas estão interditadas, mas que não houve dano na estrutura das construções.

Como o tempo na região está fechado e pode chover mais, a decisão é que, por enquanto, as famílias não voltem para casa, porque podem ocorrer novos deslizamentos. Duas famílias estão em casa de parentes e três foram levadas para um abrigo municipal.

Desde sábado, a cidade acumulou 193 milímetros de precipitação e está em estado de alerta para alagamento e deslizamento.

Comentários

comentários

Veja Também

Prazo para pagamento do Simples Doméstico é prorrogado até 21 de novembro

O Diário Oficial da União publicou a portaria que prorroga para 21 de novembro o …

Deixe uma resposta

error: Conteúdo pertence ao grupo Maraú Notícias!