Início / Brasil / Integração Nacional reconhece situação de emergência em cidades gaúchas e baiana

Integração Nacional reconhece situação de emergência em cidades gaúchas e baiana

O Ministério da Integração Nacional reconheceu hoje (19), em portaria publicada no Diário Oficial da União, situação de emergências devido aos estragos causados por enxurradas nos municípios gaúchos de Constantina

e Manoel Viana e por causa da estiagem prolongada na cidade baiana de Ipecaetá.

Com o reconhecimento do governo federal, a prefeitura desses municípios fica apta a pedir e receber recursos da União para a recuperação dos danos ou atendimentos emergenciais. A situação de emergência é reconhecida diante de alteração intensa e grave das condições de normalidade em um município, estado ou região, decretada em razão de desastre, com comprometimento parcial da capacidade de resposta aos prejuízos.

De acordo com a prefeitura de Constantina, na última segunda-feira (12), uma forte chuva provocou vários estragos no município, principalmente nas estradas do interior, pontes, nos bueiros e nas lavouras. Em algumas regiões choveu aproximadamente 200 milímetros em menos de uma hora. Já em Manoel Viana, fortes chuvas na última semana do ano passado provocaram danos em mais de 300 quilômetros de rodovias, além de alagamentos em diversos pontos da cidade.

Em Ipecaetá, a estiagem tem afetado o abastecimento de água potável na zona rural do município e já ocasionou perda de 73,77% da cultura do feijão e 83,96% da safra local de milho, segundo a prefeitura. A falta de chuvas também prejudicou as lavouras de famílias de baixa renda que, de acordo com o Executivo local, ficaram “desprovidas de alimentação básica”.

Comentários

comentários

Veja Também

Prazo para pagamento do Simples Doméstico é prorrogado até 21 de novembro

O Diário Oficial da União publicou a portaria que prorroga para 21 de novembro o …

Deixe uma resposta

error: Conteúdo pertence ao grupo Maraú Notícias!