Início / Brasil / Hemorio faz palestras e workshops para estimular mulheres a doarem sangue

Hemorio faz palestras e workshops para estimular mulheres a doarem sangue

O Instituto Estadual de Hematologia do Rio de Janeiro (Hemorio) iniciou hoje (26) uma campanha para estimular as mulheres a doarem sangue. De acordo com o Hemorio, apenas 35% dos doadores regulares são do sexo feminino.

A estragégia do Instituto será realizar, durante os próximos três dias, palestras e workshops para as doadoras que comparecem à unidade.

Segundo a chefe do Setor de Promoção e Doação de Sangue do Hemorio, Neuzimar Carvalho, o número de doadoras é menor devido a questões culturais. “Antigamente os homens iam muito para as guerras. As mulheres ficavam em casa cuidando dos filhos e os homens doavam mais sangue. Isso também se perpetuou por conta dos mitos, dos medos. Há um mito de que engorda ou emagrece. Há mito em relação à menstruação, de que não pode doar. Nada disso. A mulher pode doar sangue menstruada. Desde que ela esteja com a pressão boa, se sentindo bem, com um fluxo normal, ela pode doar sangue se não tiver com anemia”, disse.

O Hemorio espera que as doações feitas por mulheres cresçam pelo menos 2 pontos percentuais e passem a representar 37% de todo do sangue recebido, neste ano. De acordo com as informações divulgadas pelo Hemorio, nos últimos três anos o número de bolsas de sangue coletadas na rede pública de hematologia diminuiu 11%. No mesmo período, o percentual de mulheres entre os doadores subiu de 33% para 35%. O Hemorio fica na Rua Frei Caneca, 8, no centro do Rio de Janeiro.

*Colaborou Dylan Araújo, repórter do Radiojornalismo

Comentários

comentários

Veja Também

Prazo para pagamento do Simples Doméstico é prorrogado até 21 de novembro

O Diário Oficial da União publicou a portaria que prorroga para 21 de novembro o …

Deixe uma resposta

error: Conteúdo pertence ao grupo Maraú Notícias!