Início / Brasil / Secretário de Segurança avalia como positivo trabalho da polícia nas UPPs

Secretário de Segurança avalia como positivo trabalho da polícia nas UPPs

O secretário de Segurança do estado do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, elogiou hoje (8) delegados, agentes e policiais militares pelos serviços prestados nas comunidades durante o processso de pacificação, especialmente no complexo de favelas do Alemão, na zona norte da cidade.

Os elogios e o reconhecimento do secretário foram feitos na solenidade denominada Melhores do Trimestre, premiação organizada pela Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP), que registra o desempenho e colaboração de profissionais de segurança que atuam nas unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).

Na cerimônia, Beltrame entregou diplomas a 85 policiais militares e a delegados da

“No primeiro trimestre, após a chegada da CPP no Alemão, percebemos uma queda superior a 50% no volume de incidentes verificados nas demais UPPs. Ou seja, as pessoas perceberam que, reagindo contra a polícia, significa receber outras forças especiais. Ao longo do mês passado, não tivemos nenhum policial morto. Em todas as UPPs, registramos apenas oito policiais feridos. Queríamos que não houvesse nenhum, mas tivemos uma recuperação muito importante desses índices”, explicou Beltrame.

Para o secretário, a população dessas comunidades ainda está se habituando à presença dos agentes. Segundo ele, aos poucos os policiais estão conseguindo resultados reconhecidos pelos moradores. “O trabalho dos policiais não é fácil. Eles lidam com pessoas acostumadas com outra realidade e que não estavam habituadas à presença da polícia de forma ininterrupta. Podemos ter problemas com as UPPs, mas o resultado final é muito bom.”

Sobre as denúncias da população do complexo, a coordenadoria esclareceu que, desde o início de abril, quando o policiamento foi reforçado pelo Comando de Operações Especiais (COE) com equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e do Batalhão de Choque (BPChoque), os policiais da UPP de Nova Brasília, uma das comunidades que integram o Complexo do Alemão, estão recebendo treinamento para aperfeiçoar as ténicas de atuação policial em áreas pacificadas.

Por meio de nota, a Polícia Militar informou que o curso é ministrado por equipes do COE, com acompanhamento de psicólogos e médicos. Outros policiais de UPPs dos complexos do Alemão e da Penha também passarão pelo treinamento. Em abril, a equipe da Ouvidoria Paz com Voz, presente em todas as comunidades do Alemão e da Penha, recebeu 11 denúncias de tráfico de drogas.

Comentários

comentários

Veja Também

Prazo para pagamento do Simples Doméstico é prorrogado até 21 de novembro

O Diário Oficial da União publicou a portaria que prorroga para 21 de novembro o …

Deixe uma resposta

error: Conteúdo pertence ao grupo Maraú Notícias!