Início / Brasil / Policiais federais protestam em SP contra PEC que dá autonomia a delegados

Policiais federais protestam em SP contra PEC que dá autonomia a delegados

Servidores da Polícia Federal na capital paulista fizeram protestaram hoje (6), em frente à sede do órgão, na Lapa, zona oeste contra a autonomia funcional da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 412.

Participaram do ato agentes, escrivães, papiloscopista e peritos.

O presidente do Sindicato dos Policiais Federais do Estado de São Paulo, Alexandre Sally, explicou que as categorias não são contrárias a uma autonomia financeira, pois, para ele, a PF vem sofrendo cortes orçamentários há mais de 30 anos.

“Mas a autonomia funcional é o que nos preocupa. A PEC 412 dá uma autonomia funcional de extremo poder na mão de um único cargo, que é o delegado de polícia. Eles poderão criar e extinguir cargos dentro da Polícia Federal, podem escolher o que vai ser investigado. E essa PEC também afasta completamente o controle da atividade policial que é exercido pelo Ministério Público”, disse.

De acordo com o presidente do sindicato, na forma atual, a criação e extinção de cargos é atividade privativa da Presidência da República, que encaminha o pedido ao Ministério do Planejamento, responsável por responder sobre impactos orçamentários. Posteriormente, o pedido é encaminhado ao Congresso para que seja expedida a lei para criação e extinção de cargos.

A PEC 412, segundo Sally, pretende também afastar o Ministério Público do controle externo das investigações. “O Ministério Público é titular da ação penal, ele é quem sabe quais provas têm que ser produzidas no curso do inquérito policial. Se tirar o Ministério Público dessa função, só vai ter a pessoa do delegado tratando de toda a investigação. Então, ele poderá escolher o aquilo vai ser investigado ou não. Estaríamos regredindo ao tempo da ditadura”, disse ele.

Comentários

comentários

Veja Também

Epidemia do vírus Zika no Brasil completa um ano com desafio na área de pesquisa

Na próxima sexta-feira, (11) completa-se um ano desde que o Brasil foi oficialmente atingido por …

Deixe uma resposta

error: Conteúdo pertence ao grupo Maraú Notícias!