Início / Brasil / Governo declara situação de emergência em municípios de Goiás e do Rio

Governo declara situação de emergência em municípios de Goiás e do Rio

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) declarou situação de emergência nos municípios do Novo Gama, em Goiás, e de Valença, no Rio de Janeiro, afetados por erosões e tempestades, respectivamente.

O reconhecimento das situações de emergência foi publicado no Diário Oficial da União de hoje (4). No caso do Novo Gama, o problema é a formação e o crescimento de boçorocas (erosões de grandes proporções) em bairros do município. O fenômeno já vem ocorrendo há anos, destruindo e colocando em risco residências da região, além de tubulações subterrâneas.

Em Valença, a situação de emergência foi declarada em decorrência das chuvas de granizo que atingiram o município em fevereiro, causando prejuízo a moradores dos bairros de São Francisco, Estrada da Concórdia, Loteamento Santa Elena e Morro do Querosene, entre outros.

Ao declarar situação de emergência nesses municípios, o governo federal facilita a obtenção de recursos para as ações de socorro, assistência e estabelecimento de serviços essenciais, bem como a solicitação de recursos destinados à reconstrução das áreas atingidas pelos desastres.

Para se habilitar, o município precisa apresentar um plano detalhado de resposta, indicando a necessidade para o repasse. De acordo com o Ministério da Integração Social, é importante que o município requisite o cartão de pagamento de defesa civil, para que os repasses sejam feitos.

Comentários

comentários

Veja Também

Epidemia do vírus Zika no Brasil completa um ano com desafio na área de pesquisa

Na próxima sexta-feira, (11) completa-se um ano desde que o Brasil foi oficialmente atingido por …

Deixe uma resposta

error: Conteúdo pertence ao grupo Maraú Notícias!