Início / Bahia / Sétima Escola Cultural será lançada em Teixeira de Freitas nesta sexta-feira

Sétima Escola Cultural será lançada em Teixeira de Freitas nesta sexta-feira

As Escolas Culturais, criadas para oferecer atividades em áreas como dança, arte literária, música e audiovisual, chegam ao município de Teixeira de Freitas, onde o projeto será lançada pelo governador Rui Costa nesta sexta-feira (17), às 14h, no Centro Territorial de Educação Profissional do Extremo Sul.

 

O projeto faz parte do Programa Educar para Transformar e é uma iniciativa conjunta das secretarias estaduais da Educação, de Cultura (Secult), de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e Casa Civil. No mesmo dia, o governador inaugura no município a Policlínica Regional do Extremo Sul.

Lançado em julho deste ano, o projeto já foi implantado em Itabuna, Gandu (sul), Juazeiro (norte), Bom Jesus da Lapa (Vale do São Francisco), Feira de Santana (centro norte) e Itaberaba (Chapada Diamantina), e envolverá 85 unidades escolares, em 85 municípios, potencializando os projetos artísticos e culturais já existentes e fomentando novas atividades.

As escolas estão sendo requalificadas para o desenvolvimento de ações pedagógicas voltadas para a dança, música, audiovisual, literatura, inovação e empreendedorismo, entre outros. Seu principal objetivo é promover o protagonismo estudantil, além de reconhecer e requalificar a escola como um espaço de circulação e produção da diversidade cultural do território de identidade onde está inserida.

A gestão do projeto é conduzida por meio de uma equipe compartilhada, formada por representantes da Secretaria da Educação do Estado e dos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs), por um grupo de trabalho da Secult e da Secretaria de Justiça e pelos Núcleos de Arte e Cultura (NAC), compostos por um professor, dois líderes de classe e um representante territorial de cultura.

Para garantir seu funcionamento, um educador e os dois alunos passam por uma formação continuada, com cursos promovidos em diversas áreas da cultura, ministrados pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) e Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba).

Powered by WPeMatico

Comentários

comentários

Veja Também

Prefeitura de Itacaré continua trabalho de recuperação de estradas na zona rural

A Prefeitura de Itacaré continua realizando os serviços de recuperação das estradas que dão acessos …

Deixe uma resposta

error: Conteúdo pertence ao grupo Maraú Notícias!