Início / Bahia / Prefeitura de Ubaitaba realiza mutirão em combate ao Caramujo Africano

Prefeitura de Ubaitaba realiza mutirão em combate ao Caramujo Africano

A Prefeitura de Ubaitaba, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quinta-feira (20) um mutirão com a Vigilância Sanitária e Epidemiológica, os Agentes de Endemias e os Agentes Comunitários juntamente com as Secretarias de Obras e de Meio Ambiente realizou um mutirão de limpeza e conscientização no Bairro Maria Olímpia e Novo Olímpia.

O controle do caramujo-africano consiste na catação e destruição dos caramujos. Jamais coloque-os no lixo, pois estará disseminando o problema. Também não coloque sal nos animais pois assim contaminará o solo. O preconizado é o seguinte:

Utilize luvas descartáveis para pegar e manusear os animais. Proteja a pele e não coma, fume ou beba durante o manuseio do caramujo. Coloque os caramujos em dois sacos plásticos e quebre suas conchas, pisando em cima. Enterre-os em valas com pelo menos 80 cm de profundidade, longe de cisternas, poços artesianos ou do lençol freático. Aplique cal virgem sobre os caramujos quebrados (cuidado, a cal queima a pele). Feche a vala com terra. Retire as luvas e lave muito bem as mãos após isso.

Saiba mais

O caramujo-africano é uma espécie considerada praga em diversos países no mundo todo. Foi introduzido ilegalmente no Brasil na década de 80, com o intuito de oferecer um substituto mais interessante economicamente e de maior peso que o escargot verdadeiro (Helix aspersa) mas não teve boa aceitação.

 

Ascom/Ubaitaba


fonte: Ubaitaba.com

Comentários

comentários

Veja Também

Síndrome raríssima é diagnosticada em criança de Feira; Veja como ajudar

Bruninho, uma criança de Feira de Santana, está entre as 27 pessoas do mundo que …

Deixe uma resposta

error: Conteúdo pertence ao grupo Maraú Notícias!