Início / Bahia / Conheça a história da nossa prefeita. Hoje é seu aniversário

Conheça a história da nossa prefeita. Hoje é seu aniversário

Por Aleilton Oliveira

Neste sábado, dia 25 de março, a prefeita de Ubaitaba completou mais um ano de vida. Com apenas 56 anos, Sueli Carneiro da Silva, ou simplesmente Suka, é a primeira mulher eleita prefeita de Ubaitaba.

Conheça a sua história:

Família grande

Filha de Alberto Carneiro da Silva e Genizes Oliveira Silva, “Dona Geni”. Natural de Ubaitaba. Tem 08 irmãos, sua família são 05 mulheres e 03 homens. Começou a trabalhar muito cedo, aos 09 anos de idade ela já vendia doces e salgados na feira junto com seus irmãos. Dona Geni fazia pão de ló e outras iguarias e Suka vendia aos sábados.

Aos 11 anos já ajudava a vender acessórios do armarinho de dona Lourdes  na feira, aos 13 anos  foi vendedora da Avon e Cristhian Gray com sua mãe e aos 15 anos foi para Salvador morar com a irmã, onde estudou e se formou em contabilidade.

Ao voltar de Salvador estudou no Colégio 2 de Julho se formando em magistério quando passou a lecionar por 06 anos, na Escola Sossego da Mamãe, professora de crianças nas séries iniciais.

Além de ser professora foi sacoleira por alguns anos até abrir sua primeira loja, ingressando no comércio com a Suka Boutique deixando de lecionar. Também foi proprietária da Pizzaria Kanzeon na Avendia Presidente Vargas. Mantendo as duas empresas por anos até entrar na política.

Casamento

Casou aos 37 anos, Com Bel,e hoje é mãe de 3 filhos, Raísa de 16, Laís de 15 anos e Rafik de 12 anos.

A Política e o Futebol

Curiosamente a sua vida política iniciou-se em 1996 no futebol. Ela nos conta que se apaixonou pela política quando ela jogava futebol feminino e handebol e naquele meio masculino, na época, os papos sobre política lhe despertou o desejo de também ingressar na política. Seu incentivador foi seu irmão Kila que já era vereador e desistiu de continuar abrindo espaço para ela.

Suka  se candidatou a vereadora e se elegeu pela primeira vez em 1996. Após isso, ela fechou a pizzaria e a loja para se dedicar somente à política. Conseguiu se reeleger em 2000, candidatou-se novamente em 2004, mas perdeu a eleição. Voltou novamente a câmara de vereadores em 2008 quanto novamente conseguiu se reeleger  em 2012 conquistando o quarto mandato de vereadora.

Primeira Prefeita, perfeito!

Em 2016, candidatou-se a prefeita pela primeira vez e conquistou o posto de prefeita de Ubaitaba, sendo a primeira mulher a se eleger prefeita na cidade apesar de outras terem tentado antes. Marcando um início de uma nova história na cidade. Tirando um grupo político que estava a 16 anos no poder.


Veja algumas fotos de Suka


Suka foi vereadora por 04 mandatos onde conquistou o Prêmio Comunika por 08 anos.

Diplomação de Prefeita ao lado do vice Jailton, da deputada Fabíola Mansur e sua mãe dona Geni


fonte: Ubaitaba.com

Comentários

comentários

Veja Também

Prefeitura de Itacaré continua trabalho de recuperação de estradas na zona rural

A Prefeitura de Itacaré continua realizando os serviços de recuperação das estradas que dão acessos …

Deixe uma resposta

error: Conteúdo pertence ao grupo Maraú Notícias!